Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa
O evento V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa alcança em 2024 a maturidade, sendo o resultado de uma trajetória que tem unido o ensino e a extensão no curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). É uma atividade formativa dos estudantes, de provocação à sociedade sobre a importância do Jornalismo e uma maneira de mobilizar os profissionais que atuam na comunicação no interior da Bahia.
A proposta surgiu em 2017, em meio ao ambiente das discussões sobre desinformação, quando Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, depois da fatídica eleição de 2016, quando popularizou o termo fake news, como uma tática de ataque a jornalistas, e Michel Temer era o então presidente do Brasil. Na época, a professora Carmen Carvalho, responsável pela disciplina Teorias do Jornalismo, no segundo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, decidiu que não bastava apenas realizar as discussões teóricas necessárias sobre o jornalismo e a produção de uma artigo científico para finalizar a respectiva proposta pedagógica. Era preciso fazer uma interconexão entre o saber teórico e o prático jornalístico, trazendo discussões mais amplas e com convidados fora da academia, além de trazer a comunidade externa à universidade. Surge então a atividade primeira Semana Jornalismo Importa, cujo nome teve como inspiração a expressão ‘jornalismo importa” identificada no dossiê Jornalismo Pós-Industrial, de Anderson, Bell e Shirky (2013).
A partir dessa realização do evento, em 2018, 2019 e 2021, foram realizados os outros eventos, mas todos vinculados à disciplina Teorias do Jornalismo. No segundo ano e terceiro ano, aconteceram as experiências de vincular o ensino na disciplina à atividade de extensão, o que possibilitou mais recursos e concretizou a vinda de convidados de outras regiões do Brasil. Em 2019, a III Semana Jornalismo Importa foi inclusive homenageada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, como um evento de referência na cidade. Em 2021, por conta da pandemia, quando as aulas estavam na modalidade remota, o evento, também organizado pela turma de Teorias do Jornalismo, foi apenas uma atividade da matéria, sem vínculo com a extensão. No entanto, o formato remoto não tirou a grandiosidade e importância do evento, tanto no processo formativo dos estudantes quanto nas discussões propostas, já que o virtual permitiu a participação de palestrantes de diferentes lugares do país.
Em 2024, a proposta da Semana Jornalismo Importa foi remodelada, sendo um evento sem o vínculo específico com a disciplina de Teorias, mas não perdeu o seu aspecto na formação dos estudantes do curso de Jornalismo, já que sete deles, de diferentes semestres, fazem parte do Programa de Extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social do Combate à Desinformação e do projeto esporádico O Futuro do Jornalismo será Local. Neste ano, além dos recursos aprovados no edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da própria universidade, o evento conta com recursos oriundos do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), da Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de Nível Superior (Capes), do edital de 2023. Esse incremento de recursos oriundo de diferentes editais trouxe uma dinâmica de mais possibilidades de convidados, investimentos em material de divulgação, o que permitiu acrescentar mais temáticas de debate, agregar mais conhecimento e promover com mais consistência a valorização do Jornalismo.
A quinta edição da Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa é o maior evento de Jornalismo do interior da Bahia. Serão cinco dias de atividades, com cinco simpósios temáticos, nove mesas-redondas, mais de 16 oficinas e sete grupos de trabalho. É um evento histórico para o curso de Jornalismo da Uesb, que completa este ano 26 anos, com mais de 600 profissionais formados na área, que atuam em diferentes cidades baianas e regiões do Brasil.
Profa. Dra. Carmen Carvalho - Coordenadora do curso Jornalismo |Uesb
Coordenadora do Programa Jornalismo como Forma de Transformação Social