V Semana Jornalismo Importa

Palestrantes

08 de Abril • Segunda-feira - Simpósio: Jornalismo como Forma de Transformação Social

  • Felipe Simões Pontes

    Felipe Simões Pontes

    Professor dos programas de pós-graduação em Jornalismo e em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), gestão 2023-2025. Coordena o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização e o Núcleo de Produção Audiovisual.

  • Samira de Castro Cunha

    Samira de Castro Cunha

    Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e membra do Comité Executivo do Conselho de Gênero da Federação Internacional dos Jornalistas (Fij). É integrante da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da Fenaj. Integra o Conselho Consultivo da Rede de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (Ripvg– Brasil). É redatora do jornal Diário do Nordeste, desde 1997, sendo atualmente licenciada unilateralmente para mandato sindical.Trabalhou como assessora de Comunicação da Associação dos Defensores e das Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec). Ingressou no movimento sindical dos jornalistas em 2010, quando foi eleita secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas.

  • Kátia Cilene Brembatti

    Kátia Cilene Brembatti

    Atual presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Vencedora de prêmios importantes de jornalismo com a série de reportagens Diários Secretos, como o Esso e o Global Shining Light Award, além de outros reconhecimentos na cobertura ambiental e do Judiciário. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, desde 2013, sendo responsável pelas disciplinas de Redação Jornalística, Apuração e Reportagem, Jornalismo de Dados, Curadoria de Conteúdo, Comunicação Corporativa e Autocrítica Jornalística. Foi repórter do jornal Gazeta do Povo por 16 anos, com atuação em jornalismo investigativo, nas áreas de política, judiciário e meio ambiente. Atualmente é editora no Estadão Verifica, do jornal O Estado de São Paulo.

  • Moacy Carlos Almeida Neves

    Moacy Carlos Almeida Neves

    É presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sindijorba). Possui 29 anos de atuação profissional no Jornalismo. É Assessor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz) e do plano de saúde Casseb. É primeiro secretário da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). É membro do Conselho Estadual de Comunicação(2021-2024).

  • Luciana Oliveira

    Luciana Oliveira

    É jornalista graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e especialista em Comunicação Organizacional com Ênfase em Assessoria de Imprensa pela Faculdade 2 de Julho. Jornalista, assessora de imprensa e comunicação, produtora e técnica em projetos culturais. Possui experiência em marketing eleitoral, comunicação pública e política e em comunicação digital. Ela é servidora efetiva da assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (atualmente cedida ao Governo da Bahia); integrou a equipe de assessoria de imprensa do Festival de Inverno Bahia, nas últimas seis edições; coordenou a comunicação do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), incluindo campanhas eleitorais, de 2016 a 2023.

09 de Abril • Terça-feira - Simpósio: O Futuro do Jornalismo é Local

  • Anderson Couto

    Anderson Couto

    É cofundador e diretor de negócios e tecnologias na Agência Mural de Jornalismo das Periferias, além de fazer experimentos no âmbito jornalístico. É membro da Rede Potências Periféricas e conselheiro da Porvir e da ponteAponte. Atuou como professor de informática na adolescência. Foi sócio da Catraca Livre, onde desenvolveu estratégias de mídias sociais por sete anos. Atualmente, ele está envolvido em experimentos de jornalismo local aliado à tecnologia e novos negócios na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

  • Anderson Santana

    Anderson Santana

    É jornalista graduado pela Universidade Federal da Paraíba, com MBA em Comunicação e Marketing, além de mestrado em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins. Atuou na assessoria de comunicação e marketing da Champion e já colaborou com veículos regionais, nacionais e internacionais, dentre eles, Climate Tracker Latam, Folha de São Paulo, UOL e Agência Pública. Suas reportagens foram premiadas regional e nacionalmente, incluindo o Prêmio 99 de Jornalismo. Possui experiência em docência no ensino técnico e profissionalizante, também tendo sido pesquisador do Lacnic (Uruguai), Internet Society e instituições regionais no Brasil. Foi cofundador e voluntário do Youth Observatory e da Iniciativa Nordeste Rural Conectado (Ineruc). Atualmente, além de freelancer, dedica-se ao combate à desinformação em comunidades rurais e a pesquisas através do Ineruc.

  • Gabrielle Vilas Boas Nunes

    Gabrielle Vilas Boas Nunes e Guido (PARTICIPAÇÃO SUSPENSA)

    É coordenadora de Projetos da Economia da Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador. É sócia da Teia! ,empresa que atua com projetos culturais de impacto social. Também é cofundadora da Entre Becos, plataforma de comunicação que realiza reportagens a partir das perspectivas das periferias da capital da Bahia. Foi correspondente da Agência Mural de Jornalismo nas Periferias em Salvador (2020-2021); professora no Senac nos cursos de Agente Cultural e Produção Cultural no projeto de Educar para Trabalhar em 2021; produtora freelancer em shows e espetáculos no complexo do Teatro Castro Alves, na Osba, Festival de Verão 2020 e BandFolia entre 2017 e 2020. Realizou também a Análise Técnica de Projetos para os Editoriais Setoriais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em 2019.

  • Lucas Cavalcanti Maia

    Lucas Cavalcanti Maia

    É sócio e diretor de tecnologia da Agência Tatu, uma premiada startup de jornalismo de dados localizada no estado de Alagoas. Na Tatu, coordena a editoria de checagem de fatos, produz análises de dados e desenvolve soluções de tecnologia. Além disso, atua desde 2023 como jornalista de dados no projeto CruzaGrafos, da Abraji, onde escreve a newsletter Investigadora. Já passou pelas redações dos jornais O Dia e Tribuna Independente, de Maceió.

  • Tiago Marques Viana

    Tiago Marques Viana

    Atua profissionalmente na área de comunicação desde 2015. Iniciou sua carreira na Rádio Guanambi 96FM, onde era responsável pela produção e apresentação do programa jornalístico Mix 96. Também produziu matérias para o portal da emissora até o ano de 2017, quando se desligou da rádio. No mesmo ano, ele fundou o site agenciasertao.com, com a cobertura sobre a cidade de Guanambi, que já expandiu para outras regiões da Bahia. De 2018 a 2021, esteve à frente da apresentação do programa jornalístico Agência Sertão no Ar, pela Rádio Cultura de Guanambi. Atualmente, ele também atua no Instituto Federal Baiano, na Coordenação de Comunicação Social, com a produção de conteúdo audiovisual e jornalístico e a organização/cerimonial de eventos.

  • Leila Costa

    Leila Costa

    Ela é formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) e em graduada em Letras/Português pela Uniasselvi e pós-graduanda em Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Espirito Sato (IFES). É sócia fundadora do Site Coreto, um veículo de jornalismo hiperlocal e independente da cidade Poções, na Bahia, onde atua como diretora de Jornalismo, desenvolvendo de criação de conteúdos para site e redes sociais; produção, escrita, edição e publicação de reportagens; e aplicação do .CON (Núcleo de Educação Midiática) do Site Coreto.

  • Victória Lôbo

    Victória Lôbo

    Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde também pesquisa o Jornalismo Independente e Local no âmbito do Mestrado em Memória, Linguagem e Sociedade. É diretora executiva do Conquista Repórter, jornalista sindical na Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), e possui experiência com comunicação política, marketing e redes sociais.

  • Emilia Chaves

    Emília Chaves Mazzei

    Jornalista, graduada em Comunicação Social, com experiência de 18 anos em assessoria política e de governo. É idealizadora do Projeto Jovens Comunicadores, pelo Governo da Bahia em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Atua como consultora para projetos de juventude e formação em comunicação e democracia.

10 de Abril • Quarta-feira - Simpósio: Ensino e Pesquisa em Jornalismo

  • Marcelo Bronosky

    Marcelo Bronosky

    Professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com dedicação exclusiva, na graduação em Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo. É vice-diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (Abej), gestão 2022/2024. É também editor geral da revista "Pauta Geral". Coordena o Grupo de Pesquisa Lógicas de Produção e Consumo do Jornalismo - Diretório de Grupos da Capes. Foi presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Andes S/N), entre 2014 e 2016, e foi presidente da Abej, de 2016 a 2020.

  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza

    Rafael Bellan Rodrigues de Souza

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), com estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do curso de Jornalismo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) por dois mandatos seguidos.

  • Flávia Mota

    Flávia Mota

    É professora do curso de jornalismo da Uesb, Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, Especialista em História: Política, Cultura e Sociedade.

  • Marcus Lima

    Marcus Antônio Assis Lima

    Pós-doutorado em Linguagens e Representações (PPGLLR/UESC. 2018) e em Media & Communications (Goldsmiths Colega/University of London, 2013/2014-bolsista CAPES), concluiu o doutorado no Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguisticos da Universidade Federal de Minas Gerais em 2008. (linha de pesquisa: Análise do Discurso) e o mestrado em Comunicação e Sociabilidade, pela mesma universidade, em 2000; graduou-se em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo em 1991. Atualmente é Professor Titular, dedicação exclusiva, do Curso de Jornalismo (2006) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem (2012), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), E Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens-PPGCEL (2021-2024).

11 de Abril • Quinta-feira - Simpósio: Combate à Desinformação e Educação Midiática

  • Gilberto Scofield Jr

    Gilberto Scofield Jr

    É jornalista e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio e pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Flumimense (UFF). Trabalha como executivo de contas na DC Comunicação e mentoria de projetos digitais de jornalismo para Meta e International Center for Journalism (ICFJ). Também contribui como freelancer para projetos de educação midiática da Agência Lupa. Scofield é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui um MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem 36 anos de carreira nas redações dos principais jornais do país, além de ter trabalhado como executivo de comunicação para o Palácio do Planalto, Ancine e Máquina, Cohn & Wolfe. É autor dos livros “Pós-verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas”, coletânea de artigos sobre desinformação, e “Um brasileiro na China”.

  • Marta Alencar

    Marta Alencar (PARTICIPAÇÃO SUSPENSA)

    Fundadora da COAR (Startup Jornalística e Educacional de Debunking e Fact-checking no Nordeste) e do E-COAR Podcast. Integra o Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Ganhadora de oito prêmios, incluindo sete de Jornalismo. Em 2021, participou da 1ª Edição do Programa de Residência Comprova, sendo a única representante do Piauí. Foi também a única piauiense vencedora entre 80 projetos selecionados no Brasil para o programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa da Abraji, do Projeto Meta Jornalismo e do Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) em 2022.

  • Victor Terra

    Victor Terra

    Jornalista e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, ele é repórter e analista de Educação na Agência Lupa e graduando em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). É autor do livro “Sou Visto, Logo Existo: eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram”, pela Editora UFMG. Tem passagens pela Assessoria de Imprensa da UFRJ. Como pesquisador, tem investigado temas como desinformação, subjetividades, empreendedorismo, imagens e consumo nas redes sociais.

  • Ivan Paganotti

    Ivan Paganotti

    Pesquisador, com projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Bolsista produtividade CNPQ (PQ-2). Realiza pesquisa de pós-doutorado na PUC-SP desde 2023. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Capes, graduado em Jornalismo pela USP, realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. É co-criador do curso online Vaza, Falsiane! Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da Umesp, faz parte da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). Autor do livro “Censura, Justiça e Regulação da Mídia na Redemocratização”, editora Appris.

  • Hayaldo Copque

    Hayaldo Copque

    É dramaturgo, diretor teatral e professor no Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Com doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), é coordenador do Laboratório de Estudos em Dramaturgia e Sociedade, do projeto de extensão Teatro do Oprimido em Ação (Uesb) e do GESTO (Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido), da Ufba. Com pesquisas na área da dramaturgia e do teatro político, aborda atualmente temas relacionados à memória, ao real e ao engajamento social, com foco especial na metodologia do Teatro do Oprimido.

12 de Abril • Sexta-feira - Simpósio: Tendências e Desafios do Audiovisual

  • Mateus Boa Sorte

    Mateus Boa Sorte

    Jornalista, especialista em Storytelling e um apaixonado por viagens. Começou no rádio aos 11 anos e chegou na TV quando tinha 19. Acumula passagens pela TV Aratu/SBT Bahia, SBT, TV Brasil, TVE Bahia e Travel Box Brasil. Sua jornada no programa “Dendê na Mochila", como correspondente do “SBT Notícias”, rendeu-lhe importantes prêmios, como o de “Melhor programa local do Brasil”, concedido pelo Natelinha/UOL, e o de “Melhor reportagem do ano de 2017”, na categoria Nacional TV, do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo. Atualmente, ele apresenta o “Canal Boa Sorte Viajante” e acumula mais de 900 mil inscritos em suas redes.

  • Nilmar Lage

    Nilmar Lage (PARTICIPAÇÃO SUSPENSA)

    Atua principalmente nas áreas de fotografia e audiovisual. Jornalista independente colabora com Greenpeace, Brasil de Fato, Agência Pública, AFP (Agence France Press), The Intercept Brasil, Mam (Movimento Pela Soberania Popular na Mineração), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), ASA (Articulação do Semiárido), Mab (Movimento dos Atingidos por Barragens), Cav (Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica), Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadore em Educação de Minas Gerais), Mídia Ninja e outros. Autor de documentários como "Senta a Pua"; "Fragmentos de um Conflito Iminente"; "Esperança Liberdade Novo Horizonte"; "Remanescência". Com o fotolivro "Corpos Conflitantes", lançado em 2017, recebeu o prêmio "Mídia e Direitos Humanos" da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. Vive no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais desde 2008, e a partir do rompimento das barragens de Fundão e Mina Córrego do Feijão, acompanha desdobramentos desses crimes socioambientais. O trabalho “Retirada Violenta” tem circulado por festivais no Brasil e no mundo, tendo recebido uma Menção Especial da ONU Migración em 2021.

  • Claudiane Carvalho

    Claudiane Carvalho

    Realizou três estágios de pós-doutoramento, com apoio do CNPq e Capes sobre as abordagens teóricas da mediatização e circulação aplicadas aos estudos da enunciação mediática. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad/PósCom/Ufba) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

  • Suzana Barbosa

    Suzana Barbosa

    É professora associada do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM | UFBA). Pesquisadora e atual coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) da mesma instituição. Em 2023, realizou pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e PPGCOM da Universidade de São Paulo (USP), tendo cumprido período de investigação como professora visitante na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha), com bolsa do Programa de Internacionalização Capes Print UFBA. Coordena o projeto #AcesseJOR: protocolo de inovação social para jornalismo digital (CNPq/MCTI/FN-DCT N°18/2021) e o GT de Estudos de Jornalismo da Compós (Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação). Linhas de pesquisa: jornalismo digital, jornalismo de base de dados, inovação em jornalismo, plataformização do jornalismo.

  • Judson Almeida

    Judson Almeida

    Mestre em Letras: Educação, Cultura e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde também é formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Ele também tem a graduação em Direito pela Faculdade Inpedente do Norte (Fainor). Foi estagiário na 93 FM, em Jequié,, em 1992, e na mesma cidade, trabalhou ainda na 95 FM, entre 1993 a 2001, como coordenador de programação de 1997 a 2001. Foi estagiário do Departamento de Jornalismo da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia / Rede Globo, de outubro de 2001 a março de 2002. Entrou na TV Sudoeste em 2001, como estagiário, e desde 2003, ele é editor de texto, repórter e apresentador. Vice-presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB-BA, Subseção de Vitória da Conquista, gestão 2022/2024.

  • Afonso Ribas

    Afonso Ribas

    Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). É diretor de operações e tecnologia do Conquista Repórter, além de roteirista e apresentador do podcast Fatos & Vozes. Já integrou a Assessoria de Comunicação da Uesb e o Grupo de Estudos e Pesquisas Narrativas, Formação e Experiência (Naforme). Atualmente, faz parte do Coletivo POC e trabalha ainda como assistente de desenvolvimento institucional nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).