V Semana Jornalismo Importa

Chamadas de trabalhos

A edição de 2024 da Semana Jornalismo Importa passa a ter grupos de trabalhos, com apresentação de resultados de pesquisa. Dessa forma, o evento, além de incentivar as discussões sobre o ensino e uma aplicação prática da ação de extensão, também será instrumento para fomentar e valorizar o desenvolvimento científico em Jornalismo. Abaixo segue uma explicação sobre os grupos de trabalho e os procedimentos para organização e envio dos resumos expandidos.

A partir deste ano, a equipe de organizadores e colaboradores definirá quatro grupos. Abaixo, seguem uma explicação sobre as chamadas de trabalhos, datas e links para acessos.

Apresentação de Trabalhos

Qual tipo de trabalho será aceito? Trabalhos resultados de pesquisas científicas inéditas ou já publicadas em outros eventos ou revistas.

O que são Grupos de Trabalho (GT's)?

São espaços para apresentação dos trabalhos de pesquisa a partir de uma temática pré-definida, sendo um ambiente acadêmico de formação científica para a troca de experiências e conhecimento.

Quem pode enviar trabalhos?

Doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres, mestrandas/mestrandos, especialistas, graduadas/graduados e graduandas/graduandos.

Como funciona?

Os trabalhos devem ser enviados aos GT's, nos respectivos e-mails dos coordenadores. Esse envio é para o email dos respectivos direcionados aos coordenadores. Em seguida, os coordenadores irão fazer a avaliação e enviar uma resposta aos proponentes em um prazo determinado.

Qual formato dos trabalhos?

Os trabalhos deverão ser apresentados seguindo o formato de resumo expandido. Segue abaixo as regras a serem observadas. Também é preciso colocar no template específico do evento para trabalho científico.

E o resultado dos GT's?

Os coordenadores enviarão um email àqueles que submeteram trabalho com o resultado e também haverá uma divulgação na página do evento.

Quando?

Submissão de Resumos Expandidos para os GT's: 1º a 22 de março de 2024. Esse prazo foi prorrogado até 30 de março de 2024.

Resultado dos trabalhos aprovados: 2 de abril de 2024.

Quais são os Grupos de Trabalho? Seguem abaixo:

GT: Ensino e jornalismo

mais

Uma década após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo (DCNJOR), faz-se necessário refletir sobre a formação de jornalistas na contemporaneidade, o trabalho dos docentes e os processos de ensino e aprendizagem na área em questão. Desse modo, o GT Ensino de Jornalismo acolhe trabalhos que discutam as práticas pedagógicas no ensino de jornalismo, a teoria e prática nos currículos dos cursos, bem como os diálogos possíveis a partir da interface Comunicação-Educação.

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Mota e Mota
E-mail: flaviamota@uesb.edu.br

GT: Jornalismo Local e/ou Regional

mais

Na segunda década do século 21, aconteceu o boom de sites, podcasts, newsletters, páginas nas redes sociais e televisões online identificadas como populares, ativistas, independentes ou contrahegemônicas, pertencentes a novos jornalistas ou trabalhadores da comunicação que migraram dos grandes jornais e televisões. Esses veículos são atrativos tanto para os profissionais quanto para o público, que encontram nichos (LGBTQIAP+, antirracismo, política ambiental, etc) que se identificam e/ou informações de qualidade sobre as suas próprias realidades. Esse é o contexto em que o GT de Jornalismo Local e/ou Independente recebe resumos expandidos, principalmente para temas ligados à revisão bibliográfica sobre o tema, inovação de conteúdos e formatos, modelos de negócios, análise de contextos e atuação em cidades do interior.

Coordenadora: Mestranda Victória Lôbo
E-mail: victoriaalobocosta@gmail.com

GT: Desinformação e educação midiática

mais

Em meio a desordem informacional que assola o Brasil, busca-se discutir e entender os porquês que ainda continuamos imersos em tantas informações falsas e distorcidas na internet. Também procura-se conhecer antídotos e/ou ferramentas por meio da educação midiática para a superação/mitigação desse problema. A Educação Midiática é um instrumento fundamental na capacitação do senso crítico dos usuários na apuração e avaliação de conteúdos e no combate à desinformação.

Coordenadora: Profa. Doutoranda Marta Alencar
E-mail: martacoarnews@gmail.com

GT: Gênero e jornalismo

mais

A proposta é discutir o Jornalismo e Gênero para alavancar uma discussão sobre a produção/reprodução de narrativas que perpetuam o machismo, o sexismo, a misoginia no conteúdo jornalístico. A ideia é fazer, a partir da teoria, reflexões sobre a relação entre práticas culturais e discursivas que denotem como se enquadra o poder e as questões de gênero. Também espera-se o debate sobre a interseccionalidades como um demarcador social em gênero, raça, classe, etnia e geração. Por último, em nível empírico e teórico, almeja-se a apresentação de trabalhos que apresentem a realidade atual no jornalismo sobre o tema, trazendo também as resistências e e transgressões em andamento na Comunicação e no Jornalismo.

Coordenadora: Dra. Rose Aguiar
E-mail: roseaguiar.contato@outlook.com

GT: Linguagens e Processos de produção em Rádio e Televisão

mais

Acolhe trabalhos sobre as linguagens, produção, circulação e recepção de conteúdos radiofônicos e televisivos; sobre programas, gêneros, discursos e formatos do rádio e da TV; aspectos culturais, técnicos e tecnológicos dos meios e seus impactos socioculturais e político-econômicos. Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em rádio e televisão e suas audiovisualidades. Também aspectos éticos e estéticos de produtos ou conteúdos; estudos históricos, arqueológicos e memoriais do rádio e televisão.

Coordenador: Prof. Dr. Dannilo Duarte
E-mail: dannilo.duarte@uesb.edu.br

GT: Jornalismo e Cidade

mais

Espaço de interlocução para acolhimento de reflexões e experiências que envolvam a relação entre jornalismo e cidade. O jornalismo, que é um campo central, em que se processam debates com diversas abordagens e interesses, produz sociabilidades que se tornam mais uma questão a ser problematizada. Teoria e prática do jornalismo que ocorre, e do jornalismo que não ocorre, deixando lacunas na esfera pública. Fincamos a discussão nesses temas interdependentes e na variedade de abordagens difusas e convergências que se sobrepõem criando expectativas sobre o que prevalece e o que desaparece com o digital. Possibilidades midiáticas, considerando as culturas que permeiam as interações. Os territórios comunicacionais e as atualizações de assuntos referentes à região jornalística e às construções com base na memória e em narrativas que se (re)formulam.

Coordenador: Profa. Dra. Mary Weinstein
E-mail: mary.weinstein@uesb.edu.br

GT: Temas Livres

mais

Neste grupo se enquadram todos os trabalhos sobre jornalismo que não são contemplados nos grupos anteriores. Podem ser enviados resumos expandidos sobre narrativas, assessoria de imprensa e comunicação, história da mídia etc.

Coordenador: Msc. André Caetano Thibes
E-mail: andrethibes01@gmail.com

Regras de submissão

  • 1. Os autores podem enviar apenas um resumo expandido, mas podem ser coatuores em outro trabalho também.
  • 2. Podem submeter resumos expandidos doutoras/doutores, doutorandas/doutorandos, mestras/mestres e mestrandas/mestrandos; graduadas/graduados e graduandas/graduandos.
  • 3. Para a submissão de propostas de GTs, os proponentes não precisam estar inscritos no evento;
  • 4. A V Semana Jornalismo Importa e a Uesb não se responsabilizam pelo transporte, hospedagem e alimentação das/dos proponentes que tiverem propostas aprovadas;
  • 5. Casos excepcionais e que não constam nesta chamada deverão ser informados à Diretoria Regional para que sejam analisados possíveis encaminhamentos.

Normas para a produção dos resumos expandidos

  • 1. A V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa aceita a submissão de comunicações em Grupo de Trabalho no formato de resumos expandidos, os quais serão publicados em Anais no final do evento. Cada trabalho poderá ser inscrito em 01 (um) GT, que deverá ser indicado no momento da submissão. Os trabalhos serão selecionados e agrupados pelos(as) coordenadores(as) dos GTs, conforme os critérios estabelecidos por eles.
  • 2. O resumo expandido deverá conter os seguintes itens: introdução (tema e problema da pesquisa), objetivo, conexão com o GT escolhido, orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que orientaram a pesquisa), método, resultados e conclusões. Esses itens podem estar incluídos no texto e/ou em subtítulos.
  • 3. O resumo expandido deverá apresentar: a. Título (máximo de 15 palavras, em negrito e centralizado, com letras maiúsculas); b. Nome(s) do(s) autor(es), seguindo a ordem de maior titulação para a menor. Deverá ter no mínimo, 1.200 e no máximo 1.500 palavras (contando título, resumo, palavras-chave e referências). As palavras-chave devem ter três e cinco. A indicação do Grupo de Trabalho (GT) deverá ser apresentada no rodapé.
  • 4. Os arquivos deverão ser, obrigatoriamente, salvos na extensão doc ou docx, assim como digitados em programa de editor de texto no padrão Microsoft Office Word, com fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado; e margens: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm.
  • 5. A autoria (nome completo) deverá vir abaixo do título, à direita e em caixa alta (letras maiúsculas). Em nota de rodapé (asterisco) devem ser colocadas as respectivas informações sobre: titulação, filiação institucional, grupo de pesquisa (quando houver), agência financiadora (quando houver) e e-mail.
  • 6. Os textos não devem conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas.
  • 7. O corpo do texto não deve conter figuras, imagens e/ou quadros agregados.
  • 8. Serão admitidas citações indiretas e as diretas de até três (3) linhas que devem estar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas conforme normas ABNT NBR 2023.
  • 9. O uso de notas de rodapé deverá ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (exemplo: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento Simples e texto justificado.
  • 10. Caso sejam utilizadas referências no corpo do resumo, elas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras ABNT (norma 10520).